Tombamento da Orla Bardot e Rua Turíbio de Farias está em pauta na Câmara de Búzios

por Alessandra Amantea publicado 14/09/2023 13h58, última modificação 14/09/2023 13h58
Festa de Sant’Anna também pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do município

Orla Bardot, no centro de Búzios

O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que sejam destruídos ou descaracterizados.

Nesta quinta-feira (14) foi encaminhado na Câmara Municipal de Búzios dois projetos de lei que visam tombar a Orla Bardot e a Rua Turíbio de Farias no Centro de Búzios, levando em conta sua importância histórica, arquitetônica e cultural.

De autoria do vereador Raphael Braga, as propostas serão analisadas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Festa de Sant’Anna pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do município

Outro projeto a ser analisado na CCJR pretende declarar a Festa de Sant’Anna como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Essa festa religiosa é a mais antiga manifestação de fé e cultura do povo buziano.

Segundo a tradição, a festividade tem origem após “aparição miraculosa da imagem da Senhora Sant'Anna, no ano de 1740, nas águas da Praia dos Marimbondos, hoje conhecida como Praia dos Ossos”.

“É uma festa que está na memória afetiva da família buziana e celebra a padroeira da cidade: precisa ser preservada. (...) Antigamente a gente chamava de a festa de julho, que era a grande festa da cidade.”, justificou o autor do projeto Marcos Sodré.