Secretária Municipal de Educação Esteve Presente na Câmara de Búzios

por Alessandra Amantea publicado 26/05/2022 12h30, última modificação 31/05/2022 09h56
Secretária Municipal de Educação Esteve Presente na Câmara de Búzios

Secretária de Búzios Carla Natália,26maio22

A Secretária Municipal de Educação Carla Natália esteve presente na sessão legislativa de quinta-feira (26) na Câmara Municipal de Búzios, onde falou dos trabalhos realizados na pasta e do seu planejamento para 2022, além de tirar dúvidas dos vereadores referentes à Educação. (Assista)

Sobre o transporte escolar, disse que houve aumento no número de ônibus para atendimento aos alunos do município. "Havia 5 ônibus no ano de 2019; 14 em 2021 e atualmente o município possui 22 veículos."

Carla Natália também respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre a compra de aparelhos de ar-condicionado para as escolas. Segundo ela, foram adquiridos 292 aparelhos, mas ainda é preciso fazer reforço de carga elétrica e reparação nas instalações da rede elétrica de algumas unidades escolares.

A secretária também explicou o atraso dos Kits-Alimentação aos alunos. Conforme ela, foram entregues 3.200 kits para os alunos da educação básica e 10.943 aos alunos do Ensino Fundamental. Ainda restam cerca de 12 mil kits para serem entregues. “Houve aumento dos preços dos gêneros alimentícios. Então os fornecedores solicitaram reequilíbrio para que pudesse realinhar os valores de acordo com o índice inflacionário(...)Com isso, estamos aguardando os trâmites do processo para terminar a entrega dos kits-alimentação”.

Falou ainda da reforma da Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira e da previsão de reforma de outras escolas, a começar pela José Bento Ribeiro Dantas.

Os vereadores também fizeram perguntas à secretária sobre evasão escolar, gastos do Fundeb, demanda do Ensino Médio, educação inclusiva, “promessa” de aquisição de tablets para os alunos, capacitação dos professores, projetos da pasta e metas alcançadas do Plano Municipal de Educação.

Como metas alcançadas do PME, ela citou "a eleição para diretores e oferta de atendimento de creches em 79%, sendo estabelecido no plano o mínimo de 50%."

A convocação da secretária foi feita pelo Requerimento 5/2022, assinado por todos os vereadores. O presidente do Legislativo Rafael Aguiar ressaltou a importância da vinda dos secretários para prestar contas e tirar dúvidas; e informou que outras pastas também serão convocadas.