Projeto visa tombar a Rua Maria Joaquina em Búzios

por Alessandra Amantea publicado 26/09/2023 11h55, última modificação 26/09/2023 12h15
Outros seis projetos de tombamento tramitam na Casa Legislativa
Projeto visa tombar a Rua Maria Joaquina em Búzios

Rua Maria Joaquina, no Centro de Búzios

Na sessão legislativa desta terça-feira (26) foi encaminhado na Câmara de Búzios o Projeto de Lei 101/2023, que visa tombar a Rua Maria Joaquina, por seu importante valor histórico, arquitetônico e cultural.

O projeto de autoria do vereador Raphael Braga será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

“A Rua Maria Joaquina é a principal rua de acesso à famosa Praia do Canto, no centro da cidade. Preservou características arquitetônicas, mantendo seu piso com pedras características e um charme tipicamente buziano, fazendo desta umas das ruas mais charmosas da cidade.”, justifica o autor.

Outros seis projetos de tombamento tramitam na Câmara de Búzios. Eles visam tombar a Orla Bardot, Rua Manoel Turíbio de Farias, Rua Praia dos Ossos, Praça dos Ossos, Rua Aldeia de Geribá e Rua Alfredo Silva (conhecida como Rua do Beco).

O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que sejam destruídos ou descaracterizados.