Projeto Visa Instituir a Feira Cultural e Tradicional do Quilombo de Baía Formosa

por Alessandra Amantea publicado 11/08/2022 13h45, última modificação 11/08/2022 14h06

Ver. Gugu de Nair, autor do projeto

O vereador Gugu de Nair apresentou na sessão legislativa desta quinta-feira (11) o Projeto de lei 78/2022 para instituir a Feira Cultural e Tradicional do Quilombo de Baía Formosa em Búzios, a ser instalada na Praça do Quilombo de Baía Formosa.

De acordo com a proposta, o funcionamento da feira será quinzenalmente aos sábados, das 15 às 21 horas. Sua finalidade é a comercialização de produtos da atividade de agricultura familiar, artesanal, cultural, artística e gastronômica da comunidade quilombola.

O projeto veda a participação de feirantes que não sejam parte dos remanescentes do quilombo do município.

A feira cultural será coordenada pelo turismo étnico ecológico do Quilombo de Baia Formosa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, em parceria com o Instituto Federal Fluminense.

As despesas ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias das Secretarias de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social, suplementadas se necessário.

"A gente vem discutindo a ideia da feira há alguns meses com alguns representantes do quilombo.", completou o vereador Gugu.