Projeto Institui Programa de Turismo Acessível em Búzios

por Alessandra Amantea publicado 02/08/2022 13h05, última modificação 03/08/2022 10h12
Proposta segue para sanção do prefeito
Projeto Institui Programa de Turismo Acessível em Búzios

ver. Gugu de Nair, 2ago22

Na primeira sessão legislativa da Câmara Municipal de Búzios após o recesso parlamentar, realizada nesta terça-feira (02), foi aprovado o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento do Turismo para pessoas com deficiência.

O objetivo do programa é criar e desenvolver ações que garantam o acesso e a participação de pessoas com diversos tipos de deficiências à prática do turismo no município.

O Projeto de Lei 57/2022 - de autoria do vereador Gugu de Nair - estabelece as diretrizes do programa e prevê a capacitação de profissionais do turismo e a certificação de acessibilidade de serviços e edificações , em conformidade com as normas técnicas da ABNT.

O turismo acessível além de promover a inclusão, melhora a qualidade dos serviços turísticos oferecidos na cidade, contribuindo para seu desenvolvimento.

"Pensar no turismo de forma social é se preocupar desde os equipamentos, acessórios direcionados para pessoas com deficiência disponíveis no espaço - como cadeiras de banho, cardápios em braile, mapa tátil - até o atendimento prestado pelos profissionais; pois a capacitação de guias para a acessibilidade é de extrema importância para proporcionar uma experiência agradável para todos.", explica o autor do projeto.