Projeto Estabelece Diretrizes Para Programa de Turismo Acessível em Búzios

por Alessandra Amantea publicado 10/06/2022 09h55, última modificação 13/06/2022 12h52
Proposta será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Projeto Estabelece Diretrizes Para Programa de Turismo Acessível em Búzios

Vereador Gugu de Nair, autor do projeto

O turismo acessível é uma forma de viagem ou atividade turística voltada especialmente para pessoas com deficiência, principalmente aquelas relacionadas à mobilidade.

Um projeto de lei encaminhado na quinta-feira (09) na Câmara de Búzios pretende instituir o Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento do Turismo para as pessoas com deficiência.

O Projeto de Lei 57/2022 - de autoria do vereador Gugu de Nair - também estabelece as diretrizes do programa. O objetivo é criar e desenvolver ações que garantam o acesso e a participação de pessoas com diversos tipos de deficiências à prática do turismo no município.

"O turismo - uma das principais atividades do município pelo expressivo acervo de bens paisagísticos, naturais, culturais e sociais - ainda não alcançou as condições ideais, sustentáveis e inclusivas de modo a permitir o acesso de todos à experiência turística.", justifica o autor.

O PL prevê ainda que após a certificação de acessibilidade do serviço ou edificação, o Poder Público determinará a colocação do Símbolo Internacional de Acesso, na forma prevista nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.