Projeto Estabelece Diretrizes para Política Municipal de Inclusão de Pessoas com Nanismo

por Alessandra Amantea publicado 28/06/2022 10h55, última modificação 28/06/2022 13h02

Ver. Gugu de Nair, autor do projeto.

O preconceito e a falta de acessibilidade são alguns dos desafios a serem enfrentados por pessoas com nanismo. Situações simples como utilizar o caixa eletrônico, o banheiro público ou pegar uma senha de atendimento podem ser desafiadoras para pessoas de baixa estatura, que vivem num mundo pensado para aqueles que se enquadram na estatura padrão.

Dessa forma, políticas públicas devem ser discutidas e implantadas pelo Poder Público para garantir a acessibilidade, autonomia e segurança de todos.

Na sessão legislativa desta terça-feira (28) foi aprovado na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 32/2022 , que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Inclusão às Pessoas com Nanismo. O projeto é de autoria do vereador Gugu de Nair e segue para sanção.

Essa política municipal visa promover projetos de inclusão social destinados às pessoas com nanismo nas diversas áreas, abrangendo a educação, a saúde, o trabalho, a cultura, a acessibilidade, o urbanismo, o esporte e o lazer.

Algumas das diretrizes propostas são campanhas educativas contra o preconceito; adequação de equipamentos nos ambientes urbanos - prédios, comércios, meios de transportes - que facilitem seu uso por pessoas com nanismo e criação de projetos de esportes e lazer voltadas a esse público.