Projeto Estabelece Diretrizes para Política Municipal de Inclusão de Pessoas com Nanismo

por Alessandra Amantea publicado 29/03/2022 15h55, última modificação 30/03/2022 14h25

Ver. Gugu de Nair, autor do projeto

Nanismo é a deficiência no crescimento do indivíduo, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade. O preconceito e a dificuldade de acessibilidade são alguns dos desafios a serem enfrentados por essas pessoas.

Para dar qualidade de vida às pessoas com nanismo, políticas públicas devem ser discutidas e implantadas pelo Poder Público.

Nesta terça-feira (29) foi encaminhado na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 32/2022 , que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Inclusão às Pessoas com Nanismo. O projeto é de autoria do vereador Gugu de Nair e será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Essa política municipal visa promover projetos de inclusão social destinados às pessoas com nanismo nas diversas áreas, abrangendo a educação, a saúde, o trabalho, a cultura, a acessibilidade, o urbanismo, o esporte e o lazer

Algumas das diretrizes propostas são campanhas educativas contra o preconceito; adequação de equipamentos nos ambientes urbanos - prédios, comércios, banheiros públicos, meios de transportes - que facilitem seu uso por pessoas com nanismo; criação de projetos de esportes e lazer para esse público.