PLC dispõe sobre regime de concessão e permissão de serviços públicos

por Alessandra Amantea publicado 05/04/2022 15h10, última modificação 05/04/2022 15h40
Matéria foi aprovada em segundo turno
PLC dispõe sobre regime de concessão e permissão de serviços públicos

Sessão Ordinária_5abril22

Foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei Complementar 11/2021 , que dispõe sobre o regime de concessão e permissão de serviços públicos de competência do município. O objetivo é "regulamentar a delegação dos serviços públicos, mediante concessão ou permissão." A proposta do Poder Executivo segue para sanção e publicação da lei.

A matéria possibilita que seja delegada a execução dos serviços públicos, por ato unilateral e temporariamente, mediante licitação, na modalidade de concorrência à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e prazo determinado, de forma que a concessionária seja remunerada pela exploração da obra.

Estabelece os encargos do município, das concessionárias e das permissionárias; a política tarifária e os direitos e obrigações dos usuários dos serviços. Também prevê a extinção da permissão ou concessão por advento do termo contratual, encampação (retomada do serviço pelo município), rescisão, anulação e falência ou extinção da empresa concessionária.

Conforme o texto, toda concessão ou permissão será objeto de prévia licitação e pressupõe serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.