Outubro Rosa é Assunto na Câmara de Búzios

por Alessandra Amantea publicado 07/10/2020 15h55, última modificação 07/10/2020 17h48

A Campanha Outubro Rosa foi assunto na sessão legislativa de terça-feira(06) na Câmara Municipal de Búzios. A presidente do Legislativo Joice Costa lembrou a Lei 1.017, de 9 de maio de 2014, que cria o Programa Outubro Rosa no município. (Conheça a Lei: https://sapl.armacaodosbuzios.rj.leg.br/norma/1178 )

Os objetivos desse programa são facilitar os exames de rotina para prevenção do câncer de mama na rede municipal de saúde; elaborar e distribuir informativos, conscientizando as mulheres sobre a importância do exame de mama, métodos de prevenção e como tratar a doença depois de diagnosticada; assim como, realizar palestras e seminários sobre o assunto. 

Além de conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos - como a mamografia – o Outubro Rosa também visa informar sobre as medidas que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Algumas dessas medidas protetivas são praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. 

O diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em países que implantaram programas efetivos de rastreamento da doença junto com tratamento adequado, a mortalidade por câncer de mama vem diminuindo. 

O vereador Cacalho também falou sobre o Outubro Rosa. Para ele, entretanto, falar de prevenção sem políticas públicas de rastreamento do câncer "é hipocrisia". Já os vereadores Niltinho de Beloca e Gladys Nunes destacaram, respectivamente, a necessidade da informação e da ampliação de oferta de mamografia, por meio da aquisição de aparelho pelo município.

Saiba Mais
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres, depois dos tumores de pele não melanoma. Embora estudos apontem que se detectado precocemente, o câncer de mama tem cura; sua taxa de mortalidade representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira (Fonte Site do INCA).