Comissão Cobra Regularização de Fiações e Cabos Soltos nos Postes da Cidade

por Alessandra Amantea publicado 02/06/2022 18h30, última modificação 03/06/2022 16h06
Comissão Cobra Regularização de Fiações e Cabos Soltos nos Postes da Cidade

Participantes da reunião_2jun22

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de Búzios se reuniu com representantes da concessionária de energia Enel na tarde de quinta-feira (02) para tratar da regularização de fiações e cabos nos postes da cidade.

O objetivo da reunião era cobrar a continuidade das ações de retirada de cabos irregulares pela concessionária de energia elétrica em conjunto com as empresas de telecomunicações, iniciadas no ano passado.

Segundo o executivo de governo da Enel Leandro Barbosa, a regularização foi realizada na Travessa dos Pescadores, Rua Turíbio de Farias e Rua das Pedras. Para nova fase, foi acordado na reunião que os poderes Executivo e Legislativo indicarão as ruas que apresentam demandas mais urgentes.

O representante da Enel explicou os passos a serem realizados para regularização: indicar as ruas, chamar as empresas e notificá-las; e após trinta dias da notificação, fazer a retirada dos cabos e fios irregulares. “Não podemos fazer a retirada sem a notificação das empresas. E a participação das empresas de telecomunicações é importante.”

O problema dos fios e cabos soltos e emaranhados vai além do aspecto visual, podendo causar prejuízos e riscos à população. A lei municipal que regulamenta a utilização de postes para fiação em geral é a Lei n° 1.646, de 13 de julho de 2021

O presidente da comissão Gugu de Nair disse que uma nova reunião deverá ser marcada em 15 dias para acompanhar os avanços.

Além dos integrantes da Comissão – Gugu de Nair e Uriel da Saúde (vice-presidente) -, a reunião contou com a presença dos vereadores Niltinho de Beloca, Aurélio Barros, Dida Gabarito e Raphael Braga. O secretário de Serviços Públicos Marcus Vallerius, o Secretário de Governo Leandro Pereira; os representantes da Enel Leandro Barbosa e Fernando Brito e os do PROCON-Búzios Ulisses Tito e Fernando Gomes também participaram.