Dia Mundial do Doador de Sangue

por Alessandra Amantea publicado 14/06/2021 12h50, última modificação 14/06/2021 14h56
Debate Sobre Conscientização da Doação Sangue é realizado na Câmara de Búzios
Dia Mundial do Doador de Sangue

Debate Junho Vermelho

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) aconteceu na Câmara Municipal de Búzios o debate de conscientização sobre importância da doação de sangue, transmitido ao vivo na página da Câmara no Facebook. (Assista)

O debate foi conduzido pelo vereador Victor Santos – autor do Projeto de lei 15/2021, que institui o Junho Vermelho no município – e também contou com a participação do presidente do Legislativo Rafael Aguiar, do diretor executivo da Hemolagos Marcelo Paiva, do Secretário Municipal de Saúde e presidente da Hemolagos Marcelo Amaral, do vereador Raphael Braga e do doador de sangue Vinícius Miguel.

Para Marcelo Paiva, iniciativas como esta são importantes porque promovem a educação continuada. “Embora o junho vermelho seja uma campanha nacional, essa iniciativa também entra no calendário da cidade e isso promove o que a gente chama de educação continuada. (...) A gente precisa ser estimulado continuamente a fazer a doação. E no dia de hoje nós homenageamos todos esses doadores anônimos.”

O diretor executivo da Hemolagos também falou da necessidade de doação do sangue tipo A. "O sangue A é o prevalente da sociedade brasileira. A Hemolagos atende 9 cidades e 18 hospitais, e hoje só temos 3 bolsas de sangue tipo A." Outro sangue importante é o tipo O-, que é doador universal, ou seja, pode ser doado para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. Do Sangue O negativo constam 9 bolsas atualmente, segundo Marcelo Paiva.

Além de falar da importância da doação de sangue para salvar vidas, os convidados também responderam perguntas sobre quem pode ou não doar sangue.

Requisitos básicos para doar sangue*
- apresentar documento de identificação com foto

- estar bem de saúde

- ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais)

- pesar no mínimo 50 Kg
- não estar em jejum.
- evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Onde doar sangue

Hemolagos – Rua Barão do Rio Branco 88- Passagem, Cabo Frio

Doação de Sangue – De segunda a quarta-feira, das 8 às 15h

O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99774-7988, de segunda a sexta, das 8 às 17h.