Comissão do Meio Ambiente Discute Transposição de Efluentes para o Rio Una

por Alessandra Amantea publicado 11/06/2021 14h55, última modificação 11/06/2021 15h59
Comissão do Meio Ambiente Discute Transposição de Efluentes para o Rio Una

participantes reunião Comissão de Meio Ambiente_10jun21

A Comissão de Saneamento e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Búzios se reuniu com representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e  do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João na quinta-feira(10) no plenário da casa legislativa. O objetivo era tratar sobre a possível transposição de efluentes para o Rio Una.

Além dos integrantes da comissão - Gugu de Nair (vice-presidente) e Niltinho de Beloca (membro) - participaram da reunião o vereador Raphael Braga, a assessoria do vereador Dom, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João Adriana Saad, o  presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João Eduardo Pimenta, o coordenador da Secretaria de Meio Ambiente Eduardo Rodrigues, o engenheiro civil Bernardo Corty e a representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente Mônica Casarin.

Na reunião foi apresentado o panorama da situação, além de alguns estudos técnicos sobre o tema. Também foram discutidas ações a médio e longo prazo para que haja investimentos na estação de tratamento localizada no bairro Jardim Esperança e de outras localidades da região.

Para o vereador Raphael Braga a reunião foi muito importante para entender o posicionamento do Consórcio Intermunicipal Lagos- São João e do Comitê de bacias hidrográficas Lagos São João, em relação à transposição e em relação ao sistema de esgoto na região. “Em alguns pontos, o sistema é muito precário e é fundamental o investimento em estações de tratamento em nível terciário.”, completou o vereador.

Segundo Gugu de Nair, na próxima semana as demandas serão levadas ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e ao presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj."Eu , assim como toda a Casa Legislativa, é totalmente contra a transposição, ou até mesmo qualquer outro ato que venha por em risco o nosso meio ambiente e, consequentemente, nossa maior indústria que é o turismo. Estaremos lutando até as últimas consequências para que isso não aconteça."

O vereador Niltinho de Beloca acrescentou: “Estamos empenhados na busca de soluções e na preservação de nosso patrimônio natural. Nossas belezas naturais precisam ser preservadas e políticas públicas voltadas para essa realidade, cada vez mais frequentes. ”