Câmara de Búzios aprova “Dia Municipal do Buziano Estrangeiro”

por Alessandra Amantea publicado 21/09/2023 13h05, última modificação 21/09/2023 13h05
Além de homenagear os estrangeiros que vivem na cidade, a proposta visa promover a integração entre culturas e nacionalidades existentes no município

Foi aprovado na Câmara de Búzios o Projeto de Lei 62/2023, que institui o Dia e a Semana Municipal do Buziano Estrangeiro, que passarão a integrar o calendário oficial de eventos do município.

De acordo com a proposta, o “Dia Municipal do Buziano Estrangeiro” será comemorado anualmente no dia 25 de maio; e a Semana, de 18 a 25 de maio, com previsão de palestras, apresentações, feiras culturais e gastronômicas, entre outras atividades.

Além de homenagear os estrangeiros que vivem em Búzios e contribuem para o crescimento da cidade, a proposta também visa promover a integração entre as mais variadas culturas e nacionalidades existentes em nosso município; combater a xenofobia e estimular a regularização da condição do imigrante.

O projeto é de autoria do vereador Marcos Sodré e segue para sanção do prefeito.

“A data 25 de maio foi escolhida por representar o dia da pátria argentina, nossa maior comunidade estrangeira, passando a representar em nossa cidade o dia de todos os ‘buzianos, vindos de pátrias mil’, como bem explicita nosso Hino Municipal.”, justifica o vereador autor.