Audiência Pública trata de Política Municipal de Uso Medicinal da Cannabis

por Alessandra Amantea publicado 29/10/2021 13h30, última modificação 05/11/2021 17h32
Audiência Pública trata de Política Municipal de Uso Medicinal da Cannabis

Participantes_29out21

Aconteceu nesta sexta-feira (29) na Câmara Municipal de Búzios a audiência pública para discutir a política municipal de uso da Cannabis para fins medicinais, proposta no Projeto de lei 93/2021, de autoria do vereador Aurélio Barros.

Médicos de várias especialidades e estudiosos do assunto falaram sobre os benefícios da planta da maconha em tratamento de doenças e a importância de quebrar paradigmas e preconceitos.

Na ocasião também foi exibido um vídeo de usuários desse tipo de medicamento e de pais de autistas relatando as melhoras observadas com o uso dessas substâncias; participantes da assistência também relataram benefícios.

“Como pai de autista, me engrandece poder contribuir para que mais pessoas tenham qualidade de vida com o acesso a medicamentos à base da cannabis.”, disse o vereador Aurélio.

O PL 93/2021 pretende autorizar o município de Búzios a adquirir medicamentos nacionais e importados à base da Cannabis e prevê sua distribuição gratuita pelo SUS.

A audiência contou com a participação do representante da OAB Hamber Carvalho; da coordenadora da saúde mental do município Ana Célia; dos médicos: Claudio Agualusa (Ortopedista), Guilherme Azevedo (psiquiatra), Rafael Pessoa (cirurgião), Eduardo Favaret (Neurologista) e do Jairo dos Anjos Gomes, representante da ABRA-Búzios. Do Legislativo, os vereadores presentes foram Aurélio Barros, Raphael Braga, Uriel da Saúde, Josué Pereira e Niltinho de Beloca.

Assista à audiência pública: https://fb.watch/8XYWju7t5u/

Conheça o PL 93/2021: https://sapl.armacaodosbuzios.rj.leg.br/materia/1798