Audiência Pública Discute Inclusão de Pessoas com Deficiência

por Alessandra Amantea publicado 06/10/2022 15h20, última modificação 06/10/2022 16h02
Audiência Pública Discute Inclusão de Pessoas com Deficiência

Assistência participando da audiência, 05out22

Na quarta-feira (05) foi realizada na Câmara Municipal de Búzios a audiência pública com o tema “Buscando soluções para incluir”. (Assista)

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Seguridade Aurélio Barros e contou com a presença do vereador Victor Santos; da Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda Joice Costa e de representantes do Poder Executivo da Saúde Ana Célia, da Cultura Rebeca e da Educação Especial Adriana. Também participaram o representante da Coopergeribá e pais e mães de pessoas com deficiência.

Alguns dos assuntos tratados foram a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, transporte público, a importância da empatia e a necessidade de mais neuropediatras. Segundo a representante da Saúde Ana Célia, atualmente Búzios conta com 2 neurologistas adultos e 2 neuropediatras; "que ainda não suprem toda a demanda." E acrescentou: " A gente tem a meta de ter mais um profissional nessa área."

Durante a audiência, o vereador Aurélio lembrou as leis aprovadas na Casa Legislativa voltadas para inclusão, como a instituição do Abril Azul no município – mês de conscientização do Autismo; o Dia Municipal da Conscientização sobre a Síndrome de Down; a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); a obrigatoriedade de adaptação de parques infantis e “playgrounds” públicos de Búzios com brinquedos acessíveis e rampas de acesso e a lei da Cannabis Medicinal, que prevê a oferta de medicamentos à base da planta pelo município a portadores de autismo.

Sobre a CIPTEA, a secretária Joice Costa disse que foram entregues 41 carteiras, e 33 estão na fase de confecção.