Audiência Apresenta Relatório de Gestão do Fundo Municipal de Saúde

por Alessandra Amantea publicado 31/05/2021 14h55, última modificação 01/06/2021 14h47
Audiência Apresenta Relatório de Gestão do Fundo Municipal de Saúde

Audiência Pública Gestão Fundo Municipal de Saúde

Nessa segunda-feira(31) representantes da Secretaria de Saúde de Búzios apresentaram o relatório da gestão do Fundo Municipal de Saúde no plenário da Câmara de Vereadores. Esses dados referem-se aos meses de janeiro a abril de 2021.

A audiência, realizada virtualmente, foi conduzida pela Comissão de Seguridade - Aurélio Barros (presidente) e Niltinho de Beloca (membro) -, e também contou com participação do presidente do Legislativo Rafael Aguiar e do vereador Gugu de Nair. Do Poder Executivo estiveram presentes o subsecretário de Saúde Leônidas Heringer e Adriana Montinho do Planejamento em Saúde.

“Esse é o momento que a gente consegue apresentar para população aquilo que já conseguiu avançar, quais as dificuldades e o que a gente está programando para conseguir superar as dificuldades.", falou o subsecretário.

Conforme o relatório, o município aplicou no primeiro quadrimestre 30,4% dos recursos arrecadados com receitas de impostos e transferências constitucionais e legais em ações e serviços de Saúde, considerando as despesas liquidadas (R$18.726.616,7). O limite mínimo estabelecido pela Constituição é de 15% ( LC 141/2012). No período não foi realizada nenhuma auditoria do SUS.

Quanto aos indicadores de saúde, as principais causas de internação nos quatro primeiros meses do ano estão relacionadas à gravidez, parto e puerpério (197); seguidas de algumas doenças infecciosas e parasitárias (92) e doenças do aparelho digestivo (82).  Foram registrados 115 óbitos de janeiro a abril no município; as principais causas de mortalidade estão relacionadas a doenças infecciosas e parasitárias (31 óbitos) e causas externas (19 óbitos).

"O capítulo I, que corresponde a Doenças infecciosas e parasitárias, neste quadrimestre passou a ganhar destaque como segunda causa de internação em função da pandemia do Coronavírus. (...) Assim como principal causa de mortalidade no quadrimestre.", explicou Adriana.

Dados da COVID-19

Segundo o relatório apresentado pela equipe da Secretaria de Saúde, no primeiro quadrimestre o número de atendimentos de Covid-19 foram 11.716, sendo 1.828 casos confirmados, 206 internações e 27 óbitos. O mês com maior número de óbitos do quadrimestre foi abril: 14 óbitos. O percentual de óbitos foi de 16%, alta 47% , transferência 35% e evasão 2%.

O município de Búzios realizou 6.938 testes rápidos de Covid-19 de janeiro a abril deste ano, de acordo com o relatório. Já o total de vacinados contra a Covid-19 nos quatro primeiros meses de 2021 foi 7.518, sendo 995 profissionais de saúde, 5.154 idosos e 1.369 quilombolas.

No período os repasses da União para enfrentamento da Covid-19 totalizaram R$420.000,00 e não houve repasse estadual para esta finalidade.

As perguntas dos vereadores foram sobre prioridade dos professores na vacinação; sobre tratamento para sequelas da Covid-19, possibilidade de "Drive-thru" para vacinação entre outras.( Assista na íntegra. )