Proposta de Fornecimento de Absorventes nas Escolas é Aprovada

por Alessandra Amantea publicado 28/09/2021 15h00, última modificação 08/10/2021 08h48
Projeto segue para sanção do prefeito
Proposta de Fornecimento de Absorventes nas Escolas é Aprovada

Sessão Ordinária 29set21

De acordo com enquete realizada este ano pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) via plataforma U-Report Brasil, 35% das entrevistadas adolescentes e jovens que menstruam afirmaram que já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, copinhos, água ou outra forma de cuidar da higiene menstrual. Além disso, 62% delas afirmam que já deixaram de ir à escola ou outros lugares por causa da menstruação.

A pobreza menstrual é um termo amplo usado para caracterizar a falta de acesso a recursos de higiene no período menstrual - como absorventes, papel higiênico, água e sabonete -,falta de acesso a sanitários limpos, escassez de conhecimento sobre o próprio corpo e a precariedade no saneamento básico.

Na terça-feira(28) foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 47/2021, que institui o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal de Búzios, de autoria do vereador Rafael Aguiar.

Além do fornecimento dos absorventes, o texto prevê a circulação de material informativo nas escolas sobre o ciclo menstrual. O projeto segue para sanção do prefeito.

Alexandre Martins
Alexandre Martins disse: