Alunos da Escola do Legislativo Participaram de Cerimônia de Entrega de Certificados

por Alessandra Amantea publicado 15/07/2019 12h20, última modificação 15/07/2019 12h41
Foram entregues 68 certificados de conclusão de curso

Os alunos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Búzios receberam os certificados de conclusão de curso na quinta-feira(11) no plenário da Câmara. Desde 2017 a Escola do Legislativo abriu 9 turmas para seus cursos de capacitação, com 159 inscritos no total. Desse montante, 68 alunos concluíram os cursos e receberam o certificado.

Os cursos ofertados pela Escola do Legislativo nesse período foram: “Introdução à Contabilidade (Módulo I: Patrimônio)”; “Introdução à Contabilidade (Módulo II: Apuração de Resultado); “Introdução ao Orçamento Público”; “Introdução à Administração Pública: Despesa Pública” , todos ministrados pelo professor, contador e servidor da casa Marcelo Valverde. Também foi realizado o curso de “Noções de Direito Constitucional, processo e técnica legislativa”, ministrado pelo advogado, técnico legislativo e servidor da Câmara Rafael Dominguez.

“Nossa vontade é poder estender ainda mais, capacitar ainda mais os nossos munícipes e os nossos servidores também.”, disse a presidente da Câmara Joice Costa. Segundo Marcelo Valverde, o objetivo da escola é ampliar a oferta de vagas para os cursos de 20 para 35 alunos. Todos os cursos foram destinados aos colaboradores da Câmara de Búzios, além da abertura - este ano - de uma turma exclusiva composta por 19 conselheiros municipais.

Antes da entrega dos certificados, os alunos puderem falar sobre a capacitação. Para o vice-presidente da ServBúzios Marcos Silva, o conhecimento adquirido no curso da Escola do Legislativo tem ajudado em sua participação como integrante do Conselho de Saúde. “Desde a inauguração (da escola), a gente vem acompanhando essa ideia com muito entusiasmo. É uma pena que a gente não tenha lá no Poder Executivo a mesma disposição e a mesma importância em valorizar a capacitação de servidores. Hoje pelo Poder Executivo, nós só temos a capacitação continuada permanente para os servidores da educação, mas em relação às demais secretarias, nós não temos algo semelhante ao que tem aqui no Legislativo.”, acrescentou.

Já a integrante do Conselho Municipal de Assistência Social Maria Conceição Ferreira falou da importância da capacitação dos conselheiros para que exerçam sua função. “Desde 2009 sou conselheira no município. No Conselho de Assistência Social, a gente tem uma necessidade tremenda de conhecimento, principalmente a nível orçamentário(...) Não adianta ter um conselho em que as pessoas não tenham o menor conhecimento de nada. Então queria muito agradecer à presidente pela oportunidade, pelos conselhos estarem sendo preparados.”

A Escola do Legislativo foi criada a partir da Lei 1.244/2016, de autoria do então presidente do Legislativo Henrique Gomes e tem finalidade de oferecer palestras, cursos e treinamentos aos funcionários da Casa e aos membros de conselhos municipais de fiscalização, sobre temas voltados à Administração Pública.